No passado dia 26, teve lugar na sede da AMISIL, na Silveira, uma Conversa de Café subordinada ao tema “Cidadania e Intervenção Cívica”. Com mais de um “quarteirão” de pessoas (deve ser influência dos Santos populares e da sardinha), e sob a orientação do Doutor Amilcar, presidente da Assembleia da Freguesia de Oiã, e de Grangeia Seabra, membro da mesma Assembleia, foram apresentadas, respectivamente, uma introdução sobre a situação actual e uma projecção com uma abordagem do tema Cidadania, o que veio a dinamizar a conversa em que todos os presentes participaram.
Após a apresentação das várias dimensões em que se pode abordar a Cidadania, referiram-se as competências a serem desenvolvidas na Educação para a Cidadania e o desenvolvimento do conceito. Abordou-se ainda o que se entende por Estado – Providência e Contrato Social (direito ao trabalho; luta contra a pobreza; protecção contra os riscos sociais; promoção da igualdade de oportunidades), terminando-se com a apresentação dos princípios para uma literacia política, para o desenvolvimento de um pensamento crítico e para a participação activa dos jovens na sociedade.
Para as pessoas se aperceberem da importância do que se passou ali na Silveira talvez se justificasse a apresentação de um artigo mais abrangente. Isso poderá vir a acontecer noutra altura. A verdade é que se concluiu que é necessário repetir estas “conversas de café”, quer na Freguesia quer no Concelho, para que as pessoas tenham um mais eficaz conhecimento dos seus direitos e deveres de cidadanoa e desenvolvam uma esclarecida consciência política para assumirem o seu dever nas próximas eleições, evitando-se a abstenção recentemente verificada. E isto independetemente de qualquer filiação partidária.
terça-feira, 30 de junho de 2009
Subscrever:
Comentários (Atom)